terça-feira, 15 de julho de 2008

uma explicação!

Pelo menos às sextas escrevo aqui e comento os vossos blogs. Na sexta passada não o fiz porque estava em Lisboa, pois tinha ido ao SBSR com o meu marido e os meus filhos... e foi o máximo! Assim, como não tive oportunidade de me pesar 6ª e só cheguei domingo, axei k preferia esperar pela próxima sexta. A questão é: axam k fiz bem ou mesmo noutro dia deveria ter-me pesado? Agora espero por sexta-feira...
Bj

2 Comentários:

Às 15 de julho de 2008 às 16:52 , Blogger Marisa disse...

Não sou a pessoa indicada para responder...peso-me habitualmente e nem tenho dia certo para o fazer. Cada um de nós tem que encontrar a forma com que lida melhor e seguir o instinto. Excepção feita a uma situação: quando não queremos nos pesar para não ver o resultado de alguma asneira. Aí acho que devemos sim. Já tive a tentação de fugir à pesagem para não ver as asneirolas que fiz, mas decido sempre assumir por uma questão de princípio. Fugir às responsabilidades não nos ajuda nada. Acho que única forma de emagrecer definitivamente é aprendermos a assumir as responsabilidades do que fazemos connosco e o nosso corpo. Isso implica festarolas quando fazemos as coisas certas e aceitar as consequências quando metemos o pé na argola.

Agora o teu comentário: acho sim que deves acima de tudo valorizar as conquistas que tens vindo a fazer. :)) Penso que as verdadeiras mudanças de hábitos são aquelas que são introduzidas assim, pouco a pouco. Quando queremos mudar logo tudo, temos que impôr uma disciplina e um esforço tão grandes que corremos o risco de mais para a frente mandar tudo às urtigas. Depois fazemos do nosso corpo um iô-iô de perde-aumenta, de alimenta bem-enfia tudo o que é porcaria para dentro, etc.

Mas depois vem a tal história do raio do equilíbrio que é sempre o mais difícil de conseguir: perceber o momento certo para relaxar um pouco e ir saboreando as mudanças que conseguimos fazer e o momento certo para reavaliar e perceber o que temos mais para mudar. Olha o exemplo das minhas caminhadas. Andei um tempo a enganar-me mim mesma descaradamente. Comecei a caminhar mais na preguiça, ao estilo de passeio, com direito a ver montras e tudo. Se calhar, durante um tempo foi importante ser assim. Estava à procura de equilíbrios noutros aspectos do processo e talvez não fosse o momento para me auto-pressionar demais. Também serviu para me ir habituando ao movimento interno: tenho que sair para caminhar. Mas a partir de determinada altura, deixou de ter sentido. Passei a hora de reavaliar, voltar a empenhar-me e introduzir novas mudanças. Até que me dei conta estava a enganar-me e que era hora de introduzir as alterações necessárias para melhorar a minha condição fisíca: caminhar a passo mais acelerado por uns bons kms, empenhar-me para fazer mais e melhor a cada dia e introduzir outros exercícios. Acima de tudo com constância: não vale de nada fazer uns dias e depois parar um tempo e depois voltar outra vez, etc

Com a alimentação não é muito diferente. Uma alimentação saudável e equilibrada acaba inevitavelmente por nos fazer emagrecer. De vez em quando uma saída da alimentação diária para fazer o gosto ao dente, mas em quantidade para não estragar o esforço dos outros dias. E com calma chega-se lá. ;)) Tu já começaste a colher os frutos. Mais importante do que quanto se perdeu é que se perdeu! ;)) antes, era a aumentar.. Eu passo semanas em que a balança não mexe ou que até sobe umas gramas. Quando sei que fiz o que devia, não ligo nenhuma. O nosso corpo tem destas coisas e muitas vezes a balança não reflecte a realidade: basta fazermos retenção de liquidos por ex. Se percebo que é fruto de erros então tento alterar, mas sem stresses: alimentação equilibrada e opções saudáveis.

Ui...que testamento..
Beijocas

Ah! Era bicicleta elíptica. Podes ver um exemplo neste link:

http://www.fitnessboutique.pt/cardio_training/eliptica/cat-4.html

 
Às 15 de julho de 2008 às 16:53 , Blogger Marisa disse...

Ah! Obrigada pela força! :))

Boa semana para ti!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial